quarta-feira, 30 de junho de 2010

'Anticâncer'

Já faz um certo tempo que li o livro 'Anticâncer' de David Servan Schreiber(logo assim que soube do meu problema) e sempre leio e releio algumas partes! No livro é muito impressionante o quanto nos identificamos com o que está escrito, com as situações que o autor menciona. Tenho certeza de que o que eu escrevo aqui e o que outras pessoas nestas situações relatam em seus blogs, páginas na internet, conversas pessoais, também devem ser parâmetro de comparação e coincidências a outras pessoas que passam por problemas semelhantes! No meu caso, duas foram as situações mais corriqueiras: 1ª- Quando mencionamos que o que temos é câncer de pele todo mundo diz que câncer de pele é moleza! (Eu nem discutia). 2ª- Quando as pessoas perguntam como você descobriu e você explica que foi em um sinal da pele e blá, blá, blá... Todo mundo mostra um sinal que tem e que coça, sangra, é grande!(E ainda pedem sua opinião) Minha opinião é com a regra e a regra é clara: Procure um médico! Enfim, fora as incontáveis vezes que parei pra explicar o que eram linfonodos! (Tenho certeza de que nem 30% dos que ouviram minha explicação entenderam-na). Mas o que mais me impressiona é que as pessoas ouvem, sabem que você tem câncer e esperam que você morra! Só pode ser isso, pois quando você fica bem, tem gente que solta a máxima: Ah, mais então não era tão grave assim!! (Eu nem discuto). Quando passamos por uma situação destas, nossa cabeça, nosso espírito, nossas convicções, tudo fica tão sensível que no momento nem pensamos muito no que pode vir a acontecer e quando 'acaba' começamos a rever certas coisas que nos aconteceram neste 'meio tempo' e algumas parecem fazer muito sentido, outras são nitidamente 'tranquilizantes', as pessoas não tem ideia do que lhe falam, mas a intenção delas é boa... É te tranquilizar! E as comparações??? Você diz que tem câncer e alguém logo solta uma de que fulano também, pegou uma gripe daquelas... Aff!! Nada se compara, acho que nada é tão aterroziante quanto uma doença que é um fantasma para milhares de pessoas e famílias... Mas quero ressaltar que nada disso foi 'ruim' pra mim, entendo a intenção das pessoas, agradeço a intenção das pessoas, sei que cada um fez o melhor que podia fazer! Sei também que as pessoas não nascem preparadas para lidar com assuntos assim. E principalmente, fui paciênte com tudo isso por que eu também já agi assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra deixar sua opinião! Ela é muito importante. Obrigada