domingo, 18 de julho de 2010

Sincretismo Religioso

Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretenses", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. Por que eu sou um exemplo deste sincretismo? Muito mais do que as características históricas que marcam esta atividade em diversos povos e regiões eu sou uma pessoa que aplico esta junção á minha vida! Falar sobre nossas crenças religiosas é até perigoso! Ainda mais quando somos livres de preconceito neste sentido, enquanto a maioria da sociedade não é. Não tenho nada contra a nenhuma prática e tento tirar o que cada uma das que conheço tem de bom... Não vejo mal algum em usar escapulário, patuás, ter um símbolo de um mantra budista tatuado, ler Chico Xavier, frequentar igrejas variadas, conhecer templos, pedir ajuda aos anjos, fazer orações, tirar satisfação com Santo Antônio e ao mesmo tempo acreditar na ciência.... O mal eu vejo é nos "antolhos", naqueles que consideram suas crenças as únicas merecedoras de salvação e que apontam todos que não a seguem como almas perdidas, ovelhas desgarradas do rebanho! A religião foi inventada. A fé não! No mundo inteiro pessoas alcançam graças e vivenciam milagres acreditando nas mais variadas criaturas! Será mesmo que foram as criaturas que fizeram os milagres ou aqueles que depositaram sua fé de forma correta no que queriam? Portanto, não importa no que você acredite, desde que acredite com toda a sua força... Desde que deposite toda sua fé! Me desculpem mas não consigo ter paciência com normas impostas por homens para emburrecer a sociedade.Para reduzir as mentes em meros aspiradores que só engolem tudo! E já arrumaram desculpas para nossos questionamentos... Para os meus pelo menos... Respostas descabidas sem pé nem cabeça e que retratam todas as falhas deste nosso sistema religioso! Eu não respondo à perguntas das quais as respostas não tem cabimento, mas procuro sim, respostas que me ajudem a seguir uma linha de pensamento que faça sentido! Até lá, continuarei minha mistura de crenças, meu modo particular de lidar com este assunto e principalmente, minha maneira de ver a vida! Que hoje tem um significado muito mais especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra deixar sua opinião! Ela é muito importante. Obrigada